sábado, 27 de março de 2010

Cores da infância


O colorido, o fofo e as bonecas eram a alma das meninas. Os jogos, as lutas e os botões de vídeo game, a alma dos meninos. Nessa época a brincadeira era o único compromisso e não cumpri-la era motivo de choro e raiva.

Eu não me vejo mais fazendo o que fazia, infelizmente. Pular nos quadradinhos de giz no chão, com o estranho nome de amarelinha, que até hoje não entendo o porquê, era diversão certa, principalmente em dias de chuva. Aliás, enxergar uma amarelinha num piso quadriculado e achar que chegar ao céu é algo tão valioso quanto uma medalha de ouro são coisas que só um ser puro faz.

Andava de bicicleta sem pensar em nada, pelo simples prazer de sentir o vento no rosto. E as bonecas? Ah... Essas eram a minha projeção de futuro, com seus divórcios – vejam como eu já era otimista – e suas casas luxuosas provenientes de uma vida bem sucedida onde, ironicamente, trabalho nem existia.

As brincadeiras não são as únicas coisas que marcam a infância. É bom pensar também em como pensávamos quando éramos menores que o mundo. Escutar certas coisas e entender só da melhor forma, enxergar o nu e pensar em um bebê, não ver malícia em alguém com roupas curtas e passos inclinados, não entender o significado de tantas palavras apossadas pelo sexual...

Então me pergunto até que ponto ser adulto é algo positivo. Até que ponto saber de tudo, ter noção do bom e ruim, limitar-se para o bem do convívio, é algo bom de verdade?

Não acho que a gente tenha perdido a vontade de brincar. Acho que perdemos a capacidade de fazer as coisas sem pensar que alguém pode estar olhando.

Isso é ser maduro? Se for, por favor, alguém me empresta um giz?

4 comentários:

  1. é, muitas coisas mudam. Quando éramos menores tudo era mais simples, a maldade nem existia. Sinto falta de antes, das brincadeiras também . Acho que em algum momento, todo mundo sente (:

    ResponderExcluir
  2. se eu pudesse, tinha ficado criança pra sempre. Mas nunca está bom, para nós. Quando somos criança, queremos ser adulto, e quando somos adulto, queremos ser criança. Vai entender a mente humana... Acho que tudo tem um lado e ruim, então, se a gente tem que crescer, o negocio é fazer valer a pena! ^^

    ResponderExcluir
  3. ótema a parte da metáfora amarelinha!

    Bueno, as crianças têm malícia, hiperatividade, crueldade e o olhar enérgico e arregalado ò.ó

    (Virtualmente)Virar adulto eh como chegar à ponta do arco-iris, eh chegar ao tesouro. E o tesouro perde o valor só pq se consegue pegá-lo?


    =3

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir